E-mail

info@capacityforsocialinnovation.org

Telefone

+351 962 601 967

Morada

Rua Gonçalves Crespo, Lote 9C, 2650-241 Amadora.

Vidas Ubuntu Saudáveis

PROJECTO

Vidas Ubuntu Saudáveis

O projeto Vidas Ubuntu Saudáveis nasceu num Bairro onde um “bando de miúdos” arregaçou as mangas e colocou em prática, algo já há muito tempo sonhado…

O processo começou em 2007 quando um grupo de crianças através do desporto (basketball) aliado à filosofia “UBUNTU” construiu uma rede de pertença que perdura até aos dias de hoje.

Essas crianças tornaram-se jovens e resolveram, baseados nas suas experiências de vida, unir esforços e desenvolver um conjunto de atividades, que aplicadas de uma forma inovadora, pudessem contribuir para minimizar alguns dos problemas sociais do seu território.

Numa perspetiva de comunidade criaram sinergias junto das entidades locais e assim nasceu aquilo que vinha sendo identificado como uma necessidade e expectativa da própria comunidade.

O projeto oferece um conjunto de atividades, agrupadas em 5 grandes grupos, dirigidas em particular às crianças, jovens e idosos e de uma forma geral às suas famílias e toda a comunidade:

  1. Orienta-te Ubuntu – Formações certificadas, ações de sensibilização e Workshops nos mais variados temas e áreas, procurando a sustentabilidade do projeto através da capacitação dos seus intervenientes;

  2. Blooming Ubuntu – Espaço de reflexão e diálogo sobre ideias transformadoras e disruptivas que potenciem a criação de atividades, campanhas e novos projetos a serem implementados na comunidade;

  3. Ativa-te Ubuntu – Programa diversificado de atividades desportivas dirigidas à geração Baby Boomer (+55 anos), realizadas numa perspetiva inclusiva, segura e lúdica, que irá contribuir para o bem-estar físico e psicológico dos mais idosos.

  4. Playground Ubuntu – Dinamização dos recreios escolares privilegiando a aprendizagem não formal e a socialização com o intuito de minimizar os episódios de violência dentro e fora da escola;

  5. Na Rota Ubuntu – Criação de percursos interpretativos desenvolvidos pela comunidade, que permitam dar a conhecer os pontos de interesse a quem visita ou a quem quer conhecer/saber um pouco mais sobre o seu próprio território, contribuindo para a construção e fortalecimento da identidade coletiva.

Este projeto é financiado pelo Programa Bairros Saudáveis e Plano de Recuperação e Resiliência.